Pró Alana Ribeiro : Gênerotextualizando: Listas

Páginas

Gênerotextualizando: Listas

|

 


As listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário

Na perspectiva construtivista da alfabetização, a escrita é vista como algo muito maior do que um código. Ela não serve só para ser decifrada, mas também para permitir que as pessoas se comuniquem. Para que isso aconteça, o processo de alfabetização deve se preocupar em ensinar o sistema de escrita e também da linguagem em seus usos sociais.

Em nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social.

As listas são modelos estáveis de escritas. Isso quer dizer que, sempre que necessário, as crianças podem recorrer a elas para escrever outras palavras. Por essa razão, as listas são bastante utilizadas em atividades de leitura e de escrita voltadas para a reflexão do sistema de escrita alfabética.

Nas atividades de leitura, o professor pode desafiar as crianças a lerem mesmo sem saber!!

Esse é o tema da semana: LISTAS! Não posso dizer o quanto sou apaixonada por elas e o quão ela é importante na alfabetização, não é mesmo?

Com amor,
Pró Alana ♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário