Pró Alana Ribeiro : Gênerotextualizando: Poesia/Poemas

Páginas

Gênerotextualizando: Poesia/Poemas

|

 


Há uma crença entre nós, professores, que diz: "textos pequenos e simplificados são perfeitos para alfabetizar". Porém, para uma alfabetização de qualidade, precisamos nos libertar disso!

Muitos desses textos não fazem sentido e trazem vocabulário "pobre" sem desafios. Não é o caso, por exemplo, das parlendas, que são ótimas para a alfabetização.

É necessário ir além: ampliar o repertório textual na alfabetização e oferecer diferentes gêneros, mais elaborados, com mais complexidade, nas atividades de leitura e de escrita.

Quando oferecemos bons modelos de textos para nossos alunos, ampliamos suas possibilidades de aprendizagem.

Sabemos que ninguém escreve do nada! As leituras de referência são muito importantes, porque é com base nelas que o aluno constrói as referências para a escrita.

Isso se chama "modelização". Modelizar significa repertoriar o aluno por meio da apresentação de textos que sirvam como modelo para as produções escritas.

Temos inúmeros textos que podem servir de modelo e são brasileiros! Precisamos pesquisar um pouco em livros e internet, mas logo descobrimos uma infinidade de textos de escritores reconhecidos, que podem render boas práticas de escrita.

É o caso do poema de Cecília Meireles, Leilão de Jardim. Eu adoro trabalhar com ele e, para iniciar o nosso projeto não poderia deixar de trazê-lo ♥


Com amor,
Pró Alana ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário